sétimo dia

Júri do Caso Kiss já é o maior da história do Rio Grande do Sul

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O júri do Caso Kiss ainda não chegou ao fim, mas já entra para a história como o maior julgamento do Rio Grande do Sul. São, até agora, sete dias de duração. Os trabalhos já superaram o maior júri até então, do Caso Bernardo, que condenou quatro pessoas, em 2019, após cinco dias (mais de 50 horas) de julgamento.

Ocorrido em Três Passos, o júri condenou o pai Leandro Boldrini, a madrasta Graciele Ugulini, uma amiga dela, Edelvânia Wirganovicz, e o irmão Evandro Wirganovicz pelo assassinato do menino de 11 anos. A investigação apontou que Bernardo Boldrini morreu por conta de uma superdosagem de medicação e teve o corpo enterrado em uma cova no interior de Frederico Westphalen. Os réus foram condenados, mas ainda há pedidos de recursos e nulidades sendo analisados pela Justiça. Quem presidiu o júri foi a magistrada Sucilene Engler Werle. 

LEIA TAMBÉM
'Eu não acredito ser vítima do Marcelo e do Luciano', diz percussionista da Gurizada Fandangueira
'Nas casas onde íamos, todos tinham conhecimento', diz ex-operador de áudio sobre pirotecnia

Os advogados Jean Severo e Gustavo Nagelstein são os únicos que estiveram tanto no Caso Bernardo quanto no Caso Kiss. Hoje, eles trabalham na defesa do ex-produtor de palco Luciano Bonilha Leão. No júri do Caso Bernardo, estiveram na defesa de Edelvânia. 

Antes do júri iniciar, já se projetava que o Caso Kiss se tornaria o maior julgamento do Estado, devido à quantidade de pessoas ouvidas em plenário. Inicialmente, seriam 33 depoimentos (14 vítimas e 19 testemunhas). Mas, um acordo entre acusação e defesas reduziu o número para 28 (12 vítimas e 16 testemunhas). 

A expectativa é de que o júri da Kiss termine na próxima semana. A fase da oitiva das testemunhas e sobreviventes deve cai até esta quarta-feira, quando, entre outras testemunhas, serão ouvidos o ex-prefeito Cezar Schirmer e o promotor de Justiça de Santa Maria, Ricardo Lozza. 

Na sequência, ocorre o interrogatório dos quatro réus (os ex-sócios da Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, o ex-vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o ex-produtor de palco da banda Luciano Bonilha Leão). Defesas estimam que cada um dos quatro réus deve prestar esclarecimentos por um dia inteiro. 

Depois dessa fase, ocorre o debate entre acusação e defesas, totalizando 9 horas, o que também deve levar um dia de júri, levando em consideração os intervalos e horas de descanso. Depois, os sete jurados que formam o Conselho de Sentença se reúnem em uma sala secreta para decidir que os réus serão condenados ou inocentados. 

QUEM JÁ FOI OUVIDO

Sobreviventes

Chamados pela acusação

Chamados pela defesa de Elissandro

Testemunhas

Ministério Público

Defesa do Marcelo

Defesa do Elissandro

*Inicialmente, Stenio foi arrolado pelo MP. Quando as partes concordaram em reduzir o número de testemunhas, o MP desistiu de ouvi-lo, mas a defesa de Spohr pediu que continuasse na lista de depoimentos, abrindo mão de dois depoentes da própria lista

Defesa do Mauro

  • Tiago Mutti _ engenheiro e primeiro proprietário da Kiss (virou informante) 

QUEM FALTA OUVIR

Terça-feira

  •  Nivia da Silva Braido - arquiteta (testemunha do Ministério Público)
  •  Gerson da Rosa Pereira - ex-chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional dos Bombeiros de Santa Maria (testemunha do Elissandro)
  • Nilvo José Dornelles - proprietário de casa noturna (testemunha do Marcelo)

Quarta-feira

  • 9h - Cezar Schirmer - ex-prefeito de Santa Maria (testemunha do Elissandro)
  • Fernando Bergoli - publicitário (testemunha do Mauro)
  • Geandro Kleber de Vargas Guedes - trabalhava na administração de uma empresa de distribuição de bebidas (testemunha do Mauro)
  • Ricardo Lozza - promotor de Justiça de Santa Maria (testemunha do Elissandro)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Gerson da Rosa Pereira

Apesar de ter entrado na boate, Pozzobom diz que é erro ser citado como vítima da tragédia Próximo

Apesar de ter entrado na boate, Pozzobom diz que é erro ser citado como vítima da tragédia

Geral